Tratamentos

Dra. Adma Lima - Clínica Dermatológica

Toxina Botulínica

Toxina Botulínica

O tratamento com toxina botulínica foi descoberto meio que por acaso. Um casal de oftalmologistas canadenses observou que, ao utilizar a toxina botulínica - o tal do botox - para tratamento de blefaroespasmo - uma condição na qual as pálpebras ficam constantemente se contraindo, de maneira involuntária - as pacientes apresentavam melhora das rugas ao redor dos olhos. Assim sendo, eles começaram a estudar a musculatura daquela região e assim nasceu o uso cosmético da toxina botulínica.


Este tratamento no início foi visto com cautela pelas sociedades médicas. No entanto, passados tantos anos, hoje já temos evidências da segurança do uso do medicamento. Além disto os tratamentos e produtos utilizados evoluíram muito - e atualmente conseguimos resultados mais naturais, baseados no tratamento pontual e preciso da musculatura. Os tipos de produtos utilizados também evoluíram - enquanto no início tínhamos poucas opções, atualmente temos diversas marcas com suas respectivas características e podemos optar se queremos um tratamento mais forte ou até mais pontual.

A toxina botulínica para uso estético serve a dois fins principais - suavizar ou paralisar a contração muscular, melhorando assim as rugas dinâmicas - ou seja, aquelas que você tem quando contrai o músculo - ou para melhora do excesso de suor - uma doença também conhecida como hiperhidrose.